Quando a Educação Transforma: Joaquina Chiposse Renascida pelo PI
Mozambique
No coração da comunidade de Mandruze, distrito do Dondo, província de Sofala, uma história de coragem e transformação inspira a todos. Joaquina Chiposse, de 23 anos, é uma das beneficiárias do Programa Integrado de Educação de Adultos e Jovens (PI), implementado pela Associação de Preservação da Família de Moçambique (APFM), em parceria com a DVV International e a Care For Life.
Desde criança, Joaquina sonhava em estudar, mas o destino colocou-lhe grandes desafios.
Quando frequentava a 5ª classe, comecei a sentir um frio no corpo e caí. Perdi a força, a visão e o equilíbrio. Desde esse dia, a minha vida mudou ...
O episódio, confundido com epilepsia, marcou profundamente a jovem, que deixou a escola aos 12 anos. Entre os 12 e os 18, viveu isolada, com a mãe como principal apoio e uma cadeira de rodas como companheira de mobilidade.
Em 2019, a esperança voltou a bater à sua porta. Dois vizinhos, João e Benjamim, apresentaram-lhe o Programa Integrado de Educação de Adultos e Jovens, desenvolvido no círculo de Macharote, sob orientação das facilitadoras Celina e Florência. Movida pela curiosidade e pelo desejo de aprender, Joaquina decidiu inscrever-se no círculo de aprendizagem da EPC Manuel Cambezo, em Mandruze.
No início foi difícil. Sentia vergonha e tinha receio das crianças que estudavam no mesmo espaço. Mas, com o apoio das colegas e a paciência das facilitadoras, fui ganhando confiança e aprendendo a ler, escrever e fazer contas.
Além da alfabetização, o programa proporcionou formações sobre pequenos negócios, produção de hortícolas, crédito rotativo e higiene comunitária. Com o tempo, Joaquina destacou-se como líder e foi eleita mentora do grupo, produzindo e comercializando artigos como tapetes, pastas e carteiras. As receitas são reinvestidas em actividades do grupo, promovendo solidariedade e autonomia financeira.
Actualmente, em 2025, Joaquina frequenta o 4.º ano do curso pós-alfabetização e participou nas Olimpíadas de Leitura, Redacção e Ditado, realizadas durante a Semana Internacional de Alfabetização.
Hoje aprendi a aceitar quem sou. Sou capaz de sonhar e decidir o que quero ser amanhã. Aconselho todos que enfrentam limitações como as minhas a participarem neste programa e a descobrirem o seu próprio caminho de mudança.
A história de Joaquina é um símbolo do impacto transformador da Educação Integrada, que, mais do que ensinar a ler e escrever, devolve esperança, dignidade e autonomia às pessoas e comunidades.